sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exercicios de agilidade

 Agilidade!
*Seus dedos agora serão denominados como

Polegar- P Este código é valido para as duas
Indicador- dedo 1
Dedo médio-  dedo 2
Anelar- dedo 3
Dedo mindinho- dedo 4

Mão Direita
Os exercícios da mão direita são basicamente dedilhados já que trabalham bem a coordenação dos dedos.

Agora veja como será feito o dedilhado:

* O dedo polegar(dedo p) tocará o baixo(4ªou 5ª ou 6ª cordas )
*O indicador(dedo 1) tocará a 3ª corda
*O dedo médio(dedo 2) tocará a 2ª corda
*O anelar(dedo 3) tocará a 1ª corda
*O dedo mindinho(dedo 4) não faz dedilhado.

Agora vamos aos exercícios

Com a mão direita você fará dedilhados da seguinte maneira

P. 123.23.12.P.123.23.12.P e assim por diante

Sabendo que o P tocará a Sexta corda e os dedos 1, 2 e 3 tocarão suas respectivas cordas (vide texto acima). Faça este dedilhado durante bastante tempo e não pare. Mantenha sempre a mesma cadencia com se estivesse marchando. Não toque 123 e de um espaço de tempo para tornar a tocar 23. Mantenha sempre o mesmo ritimo.

Mão Esquerda

Este exercício é um pouco mais complicado do que o da mão direita mas é muito importante para ganhar agilidade nos dedos.

Aqui serão usados os dedos 1, 2, 3 e 4. O polegar deverá ficar posicionado atras do braço do violão em uma posicão só( Não fique mexendo ele para um lado e para o outro durante os exercícios).
1º exercício- Aqui você deverá colocar o seu dedo 1 na Segunda casa (ou espaço) da primeira corda de seu violão(A casa é o espaço de madeira entre as pecinhas de metal no braço do violão), o dedo 2 no terceiro espaço da 1ª corda, o dedo 3 no quarto espaço da 1ª corda e o dedo 4 no quinto espaço da primeira corda e devera subir as cordas colocando-os nessa ordem um de cada vez fazendo as seguintes seqüências(Lembrando se que os números a seguir se referem aos dedos da mão esquerda):

1234 em todas as cordas tirando os dedos da posição apenas na hora de subir de corda. tocando na corda com a mão direita sempre que você colocar o dedo da mão esquerda na casa.

2413 em todas as cordas podendo tirar o dedo da casa assim que tocar na corda com a mão direita.

4321 com o mesmo procedimento da anterior

2134 com o mesmo procedimento da anterior







Nesta seção irei ensinar alguns exercícios de agilidade, para desenvolver a coordenação motora, habilidade nos dedos, palhetadas e notação das escalas.
No exercício você usará os quatros dedos da mão esquerda (ou direita se for canhoto)
1 – Indicador
2 – Médio
3 – Anular
4 – Mínimo
Use a palheta da seguinte maneira: ↑ ↓ ↑ ↓ (sempre palhetando, para baixo, para cima)

Exercício 01
e| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1-2-3-4- - - - - - - - - - - - -
B| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -1-2-3-4- - - - - - - - - - - - - - - - - -
G| - - - - - - - - - - - - - - - - - 1-2-3-4- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
D| - - - - - - - - - - - -1-2-3-4- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A| - - - - - - 1-2-3-4- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
E| -1-2-3-4- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓
Exercício 02
e| -4 3-2- 1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
B| - - - - - - - 4-3-2-1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
G| - - - - - - - - - - - - -4-3-2-1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
D| - - - - - - - - - - - - - - - - - - -4-3-2-1 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4-3-2-1 - - - - - - - - - - - - - - -
E| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4-3-2-1 - - - - - - - - - -
↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓
Exercício 03
e| - - - - - - - - - - - - - - - - - 1- 3 - -4- 2 - - - - - - - - - - - - - - - - - -
B| - - - - - - - - - - - - - -1- 3 - - - - - - - -4- 2 - - - - - - - - - - - - - - - -
G| - - - - - - - - - - 1- 3 - - - - - - - - - - - - - - -4- 2 - - - - - - - - - - - -
D| - - - - - - - 1- 3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -4- 2 - - - - - - - - -
A| - - - -1- 3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 4- 2 - - - - - -
E| -1- 3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -4- 2 - - -
↑ ↓ ↑ ↓ ...
Exercício 04
e| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 -2 -3 - - -- - - - - - - - -
B| - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -1 -2 -3 - - - - - - - - - - - - - - - - -
G| - - - - - - - - - - - - - - - -1 -2 -3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
D| - - - - - - - - - - -1 -2 -3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A| - - - - - -1 -2 -3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
E| -1 -2 -3 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário