sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Curso básico e completo!

 
Aqui vai algumas dicas:

*Não desista facilmente, a dificuldade existe mas é superada pelo treino.
*Siga corretamente as lições, não pulem lições nem passem para outra lição sem ter aprendido a anterior
*Existem notas que realmente são difíceis de serem feitas, mas seguindo os exercícios logo você chegará ao som adequado.
*Este curso é dividido em semanas, não tente aprender tudo em um dia só! Você dificilmente aprenderá alguma coisa.


1ª Semana

Parte teórica

Para começarmos devemos aprender um pouco de teoria que é extremamente importante para o conhecimento musical.

I)As notas

Todos nós conhecemos as sete notas musicais são elas:

Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si

Mas para aprendermos mais profundamente as notas devemos ter noção que a música também tem sua unidade de medida que mede a distancia de uma nota para outra.

Assim as notas são medidas por:

Tom- é a unidade de medida da música. De dó para ré nós temos um tom.
Semitom- é a metade de um tom.(1/2 tom)

Mas para que existe o semitom? Para isto mostrarei como realmente se demonstra todas as notas musicais:

Dó-Dó#-Ré-Ré#-Mi-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá-La#-Si

Parece estranho mas essas são realmente as notas musicais. Repare que existe um sinal #(sustenido) em algumas notas. Assim podemos explicar o que é um tom e um semitom. Também repare que Mi e Si não tem sustenidos. Não se assuste isto existe para a melhor adequação das notas. Vamos agora fazer a relação das notas e as medidas musicais:

1 tom 1 tom ½ tom 1 tom 1 tom 1 tom ½ tom
|------------||---------||--||----------||-----------||-----------||----|
Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - La# - Si - Dó
|___| |___| |___| |___| |___| |___| |___| |___| |____| |___| |___|
½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom ½ tom

Talvez você ache isto um pouco complicado mas o importante é saber que de uma nota para outra temos um tom ou dois semitons e que de Mi para Fá e de Si para Dó temos apenas ½ tom ou um semitom. Sabendo isto nós podemos avançar para outra lição.

II) As cordas do violão

As cordas do violão são assim representadas

1ªcorda- Mi corda mais fina
2ªcorda- Si
3ªcorda- Sol
4ªcorda-
5ªcorda-
6ªcorda- Mi corda mais grossa

É importante que você saiba as notas de cada corda para que depois você possa saber decompor as cordas. Aqui nós terminamos a parte teórica da semana. Vamos agora para a parte prática.

Parte Prática

Esta semana iniciaremos nosso curso prático com alguns exercícios para a agilidade dos dedos. Porém antes devemos Ter conhecimento de algumas manhas para facilitar o aprendizado.

*Seus dedos agora serão denominados como

Polegar- P Este código é valido para as duas
Indicador- dedo 1
Dedo médio-  dedo 2
Anelar-dedo 3
Dedo mindinho- dedo 4

Mão Direita
Os exercícios da mão direita são basicamente dedilhados já que trabalham bem a coordenação dos dedos.

Agora veja como será feito o dedilhado:

* O dedo polegar(dedo p) tocará o baixo(4ªou 5ª ou 6ª cordas )
*O indicador(dedo 1) tocará a 3ª corda
*O dedo médio(dedo 2) tocará a 2ª corda
*O anelar(dedo 3) tocará a 1ª corda
*O dedo mindinho(dedo 4) não faz dedilhado.

Agora vamos aos exercícios

Com a mão direita você fará dedilhados da seguinte maneira

P. 123.23.12.P.123.23.12.P e assim por diante

Sabendo que o P tocará a Sexta corda e os dedos 1, 2 e 3 tocarão suas respectivas cordas (vide texto acima). Faça este dedilhado durante bastante tempo e não pare. Mantenha sempre a mesma cadencia com se estivesse marchando. Não toque 123 e de um espaço de tempo para tornar a tocar 23. Mantenha sempre o mesmo ritimo.

Mão Esquerda

Este exercício é um pouco mais complicado do que o da mão direita mas é muito importante para ganhar agilidade nos dedos.

Aqui serão usados os dedos 1, 2, 3 e 4. O polegar deverá ficar posicionado atras do braço do violão em uma posicão só( Não fique mexendo ele para um lado e para o outro durante os exercícios).
1º exercício- Aqui você deverá colocar o seu dedo 1 na Segunda casa (ou espaço) da primeira corda de seu violão(A casa é o espaço de madeira entre as pecinhas de metal no braço do violão), o dedo 2 no terceiro espaço da 1ª corda, o dedo 3 no quarto espaço da 1ª corda e o dedo 4 no quinto espaço da primeira corda e devera subir as cordas colocando-os nessa ordem um de cada vez fazendo as seguintes seqüências(Lembrando se que os números a seguir se referem aos dedos da mão esquerda):

1234 em todas as cordas tirando os dedos da posição apenas na hora de subir de corda. tocando na corda com a mão direita sempre que você colocar o dedo da mão esquerda na casa.

2413 em todas as cordas podendo tirar o dedo da casa assim que tocar na corda com a mão direita.

4321 com o mesmo procedimento da anterior

2134 com o mesmo procedimento da anterior

Caso você não entendeu ainda vou tentar explicar novamente. você fará o toque na casa com o dedo indicado e depois tocará a corda com a mão direita como se você estivesse tocando. Estes exercícios devem ser repetidos até que você obtenha agilidade e um bom som no toque. Assim terminamos os aprendizados da semana.

Esta semana você treinará diariamente os exercícios e tentará entender a parte teórica para poder prosseguir na semana seguinte.
Bom estudo!


2ª semana

Esta semana terminaremos a parte teórica, mas para que você consiga um bom resultado é necessário que tenha entendido a lição anterior e praticado bem os exercícios de agilidade nas mãos. Então vamos começar!!

Parte Teórica

Inicialmente iremos aprender um pouco de ritmo. O rítimo é como você ira tocar a música. È basicamente a batida que você usa.
Darei aqui algumas batidas que serão úteis:

Batida para rock-Pagode

O símbolo significa o corte que deve ser feito tocando todas cordas abafadas.(apoie a lateral da mão direita nas cordas e toque com os dedos.)


Batida de Reagge
Com aproximadamente 1s de intervalo entre um toque e outro

Estas batidas serão úteis mas com o tempo você mesmo tirará as batidas de cada música.

Agora iremos estudar as cifras. Mas o que é cifras?
È um meio prático para estudarmos as notas Veja:
Dó- C Mi- E Sol- G Si- B
Ré- D Fá- F Lá- A Dó# -C# e etc...

Quando a nota é #(sustenida) é colocado a cifra e o sinal #.Já que falamos em sustenido vamos estudar dois símbolos muito importantes. O #(sustenido) e o b (bemol).

#- Aumenta a nota em ½ tom.
b- Diminui a nota em ½ tom.
Assim podemos concluir que:

C# = Db
Eb = D# e etc...

Antes de terminarmos a parte teórica vou colocar mais uma coisa.
Vamos pegar as duas cordas mais grossas do violão.

E ----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|
A ----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|

Repare que elas tem 12 casas. Mas que nota você fará se apertar uma destas casas e tocar na corda? È o que aprenderemos agora.
A cada casa que você avança em direção ao corpo do violão você avança ½ tom. Então se sua análise for correta você chegará a conclusão que as notas das cordas são:


F F# G G# A A# B C C# D D# E
E ----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|

A# B C C# D D# E F F# G G# A
A----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|

Não existe a necessidade de decorar todas as cordas agora mas as cinco primeiras casas destas duas cordas você deverá saber para que na próxima semana você possa começar a trabalhar com os acordes.
Parte prática

 
Esta semana você irá continuar os exercícios da semana passada porém tentará fazer com mais velocidade. Sempre toque nas casas com as pontas dos dedos para obter um bom som. Bom estudo!


3ª Semana

Chegamos a 3ª Semana do Curso de Violão. Aqui nós começaremos a aprender os acordes e começaremos a tocar algumas músicas. Para começar vamos a Parte Teórica para vermos o que é um acorde.

Parte Teórica

Acordes

Acorde é a produção de vários sons tocados ao mesmo tempo, ou seja, várias notas tocadas simultaneamente.

Vamos sopor que este é o braço do seu violão. Vamos começar a ver os acordes maiores que são acordes completos sem alteração no som. Lembre-se de colocar o dedo na corda que está abaixo do número e lembre-se também da marcação dos dedos vista nas semanas anteriores.
                                               Os acordes maiores
Dó Maior = C


Ré Maior = D


Mi Maior = E


Fá Maior
Como Fá Maior é uma nota feita em pestana nós a estudaremos mais tarde.



Sol Maior = G 2.


Lá Maior = A


Si Maior – Também é em pestana e será estudada depois.
 
Acordes Menores
São acordes que sofrem uma alteração em seu som.

Dó menor- É uma pestana será usado depois

Ré Menor- Dm


Mi Menor


Fá menor e Sol menor são pestanas e serão estudados mais tarde.

Lá menor


Si Menor é pestana e será estudado mais tarde.


Acordes maiores com sétima

Dó com sétima = C7


Re com sétima = D7


MI com sétima = E7


Fá com sétima é uma pestana e será estudado mais tarde

Sol com sétima = G7 3.


Lá com sétima = A7


Si com sétima = B7
                                  Acordes menores com sétima











































































































em construção!





 Acordes com sétimas e nonas

Conforme o próprio nome já especifica, são os acordes que possuem tríade + 7ª nota da escala + a 9ª nota da escala.
C7M/9 = (dó maior com sétima maior e nona)
Veja;
Escala maior ---------- do re mi fa sol la si do re
 Numero das notas da escala--- 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Notas da tríade - do mi sol
Notas do acorde
"C7M/9" -- do mi sol si re
E assim por diante com outros acordes que possuam 7ª e 9ª em sua estrutura.

Vamos exercitar as nomenclatuaras dos acordes
E assim por diante (inclusive com outros acordes. Para expressa-los bastaria colocar a cifra (letra) correspondente;

Veja exemplos:

Db7 - (ré bemol maior com sétima)
F#7M = ( fa sustenido com sétima maior )
Ebm7 = ( mi bemol menor com setima)

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